quarta-feira, 2 de julho de 2008

Temperamento.

Milhares de pessoas ao redor do mundo se destróem por não sentir dor, devido ao Mal de Hansen. Mais de 1% da população da Terra sofre com o Transtorno Bipolar e seus espectros. Nós somos quase 6,5 bilhões de pessoas e todas, sem excessão, tem algum tipo de dificuldade. Mas vou me ater aos que não sentem dor. A lepra, ou Hanseníase amortece os sentidos. O diabético defronta-se com perigo semelhante de perda de dor nas extremidades. Viciados em álcool e drogas podem também ter os seus sentidos amortecidos. Há pessoas que nascem com uma estranha deficiência chamada " indiferença congênita á dor". Para elas, a sensação de tocar um fogão quente é a mesma que tocar o chão da calçada. Nos bipolares também não há sinais de alerta em forma de dor que previnam o perigo. É preciso desenvolver uma forma de alerta que antecedam as crises, que identifiquem nossas emoções e reações como "válidas" ou não.
Um médico chamado Paul Brand desenvolveu um aparelho que converte as diversas temperaturas do corpo em cores berrantes, avisando assim, quando o corpo está sofrendo algum tipo de agressão. Ou seja, transforma em cores o que o organismo não consegue transformar em dor.

Como então, saber se meus pensamentos, decisões e emoções são minhas mesmo ou mero resultado de algum embotamento que eu nem percebí chegar?
Eu estou lutando para reconstruir minha identidade. Antes do tratamento eu fazia teatro, pintava, escrevia muito bem a respeito das emoções e relacionamentos afetivos. Hoje, não tenho mais aquele pique, nem o mesmo interesse. Sem contar inúmeros outros fatores que simplesmente desapareceram do meu temperamento.

Seria mais fácil se tivéssemos um "termograma" pra nos mostrar o que é realmente nosso e o que é do TAB. Mas não temos e nosso único medidor será a disciplina, e particularmente penso que também o agir do Senhor Jesus de forma íntima. Muito íntima. Tão íntima que será preciso eu me descobrir inteira, pra que Ele me refaça , com um novo caráter que possa dominar qualquer tipo de temperamento.

Minha lista de blogs